Os elefantes não esquecem


Título Original: Elephants can remember
Escritor(a): Agatha Christie
Editora: Nova Fronteira
Gênero: Romance Policial
ISBN: 978.85.209.3652-8
Páginas: 163
Ano: 1972 (minha edição 2014)

Galera, o que falar...


Mais um livro maravilhoso, da nossa Agatha Christie de cada dia (rsrs). Com certeza é um livro ótimo, mas não está no meu "top-três" da Agatha Christie.

Este livro foi escrito já no final dos anos da vida da autora (falecida em 1976).

Inicia-se com a escritora Ariadne Oliver, se arrumando para ir a um almoço para escritores e convidados. A sra. Oliver detestava ir a estes almoços, mas resolveu ir neste. No início correu tudo bem, porém após o almoço, foi para a sala de café, onde logo veio uma senhora, dizendo que queria falar com ela, no início achou que seria só mais uma leitora que perguntaria sobre algum de seus livros, e ela estava preparada para responder sobre isto, então estava tudo bem.

Só que esta senhora se apresentou como Sra. Burton-Cox, e gostaria de saber informações relacionadas a uma afilhada da Sra. Oliver. Porém, a Sra. Oliver tinha vários afilhados, e não necessariamente mantinha contato com todos. A Sra. Burton-Cox, queria saber mais especificamente sobre o duplo suicidio dos pais de Célia (afilhada da Sra. Oliver), se havia sido o marido que havia matado a mulher e depois se matado, ou se a mulher havia matado o marido e então cometido suicidio.

E estava aí um resposta que a Sra. Oliver não sabia responder, o caso havia sido muito divulgado na mídia, mas a escritora não estava na época do ocorrido, na Inglaterra. E que diferença fazia isto tantos anos depois?

Aí que está..

O filho adotivo da Sra. Burton-Cox, iria se casar com, Célia, e para ela isto fazia muita diferença. Teoricamente, de início, pois a filha poderia ter herdado os "genes" assassinos da mãe, caso tenha sido a mãe a assassina (pensou a Sra. Oliver, sobre o que talvez a outra acreditasse).

Assim, não sabendo como sair daquela situação, ao passar por ali uma conhecida da Sra. Oliver, ela a chama, e sai da conversa de fininho.

Mas, ao retornar para casa, fica a se intrigar com a história, e então liga para seu amigo detetive, o baixinho e bigodudo, Hercule Poirot. E ambos começam a conversar, e assim planejam a investigação do caso, e saem a "caça" dos elefantes (as pessoas relacionadas ao caso que se lembravam do ocorrido).

Depois de muita investigação, e conversas com a afilhada da Sra. Oliver e seu noivo, algumas peças vão se encaixando...

E o que será que realmente aconteceu? E por que o interesse da Sra. Burton-Cox?

















Avaliação:
Ótimo romance policial, livro muito bem construído, rapidíssimo de se ler. Vale muito a pena a leitura, mas para quem ainda não leu nada da autora, eu recomendo iniciar por outras obras como o Assassinato no Espresso do Oriente e E não sobrou nenhum que já têm resenhas aqui no blog.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...